quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estudo sobre a reprodução humana e sexualidade

Escola de Ensino Fundamental
Santo Izidoro


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Autor: Antonio Essivaldo F. de Almeida
Série: 8 ano B e 8 ano C
Aulas previstas: 9 horas-aula
Tema: Estudo sobre a reprodução humana
Subtema: Sexualidade


CAPACIDADE
                            Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.

APRENDIZAGENS ESPERADAS / CONTEÚDOS DE DIFERENTES TIPOS

 - Conceitual:
·    Conceituar reprodução;
·    Conceituar puberdade;
·    Conhecer o nome e a função de algumas estruturas do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino;
·    Entender como ocorre a fecundação;
·    Compreender como ocorre o ciclo menstrual;
·    Conhecer informações sobre o desenvolvimento do ser humano nos períodos embrionário e fetal;
·    Conhecer alguns cuidados necessários durante a gravidez e informações sobre o parto;
·    Conhecer informações sobre diferentes métodos contraceptivos;
·    Saber o que é aborto;
·    Conhecer informações sobre algumas das principais DSTs, por exemplo: agente causador, contágio, prevenção, e cura.
·    Saber o que é fertilização in vitro.
·    Compreender o que é infertilidade.
·    Saber o que é o exame Papanicolau (preventivo ou PCCU)

- Procedimental:
·    Comentar sobre a importância da reprodução para as espécies;
·    Analisar as mudanças que ocorrem no corpo humano durante a adolescência;
·    Identificar as etapas do desenvolvimento de um feto;
·    Identificar e explicar como funcionam alguns métodos contraceptivos;
·    Demonstrar a maneira correta de utilizar os preservativos masculino e feminino;
·    Diferenciar gêmeos fraternos de gêmeos idênticos;
·    Diferenciar aborto espontâneo de aborto induzido;
·    Interpretar as leis sobre o aborto;
·    Realizar uma pesquisa em alguns bairros de Senador Guiomard a respeito da frequência do exame Papanicolau.
·    Promover palestras sobre gravidez na adolescência, aborto e outros temas relacionados.
·    Organizar grupos de pesquisas de 4 alunos para obter informações sobre algumas DSTs; registrar essas pesquisas em forma de texto no KWord dos Laptops, postar no E-mail do professor e também nos E-mail dos demais colegas.

- Atitudinal:
·    Conscientizar-se sobre as mudanças que ocorrem em nossas vidas durante o período da adolescência, pois nem sempre é fácil lidar com tantas transformações em nosso corpo e em nossa mente.
·    Valorizar a utilização de métodos contraceptivos para evitar gravidez na adolescência e DSTs.
·    Conscientização da importância do exame Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero".

RECURSOS

Sala de aula, Laptops, internet, quadro branco, pincel, livro didático, textos, vídeos, data show, cartolinas, gravuras, revistas, jornais, panfletos, cola, etc.

AVALIAÇÃO

Observação, registro e análise dos conhecimentos que o aluno já possui sobre reprodução humana;
• Confrontação entre idéias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões;
• Registros e relatórios das atividades desenvolvidas em sala de aula;
• Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante o desenvolvimento dos debates e palestras.
• Questões objetivas e discursivas, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
• Registro das situações em que o aluno precisa identificar, em esquemas e ilustrações, as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino.

PRIMEIRO MOMENTO = CONHECIMENTOS PRÉVIOS/MOTIVAÇÃO

Discutir estas ideias:
a) O que é reprodução?
b) Qual a importância da reprodução para as espécies?
c) O que é puberdade?
d) Quais as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino?
e) O que são gametas masculino e feminino?
f)  O que é fecundação?
g) O que são métodos contraceptivos?
h) O que é aborto?
i)  O que é infertilidade?
j) O que é o exame Papanicolau?
l) O que são DSTs?

DESENVOLVIMENTO

Motivação
Texto: As mudanças da adolescência – Livro didático - Projeto Radix – 8º ano, pág. 256 a 257.
- Apresentação do título do texto/conhecimento prévio (slide);
- Apresentação de imagens relacionadas com o texto (slides);
- Propor aos alunos que façam uma relação entre o tema abordado no texto com as imagens apresentadas;
- Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto;
- Pedir que destaquem do texto algumas palavras desconhecidas por eles;
- Fazer com os alunos uma leitura compartilhada do texto;
- Pedir para que eles respondam no caderno os questionamentos da página 257 (contidos no final do texto) para posteriormente, compartilharem as respostas com os colegas.

Atividade 1
          Fazer a antecipação do conteúdo, com as perguntas da pág.226 do livro (apresentar as perguntas em slides – responder oralmente).

Perguntas:
01 – Explique com suas palavras o que é reprodução?
02 – Comente sobre a importância da reprodução para as espécies.
03 - O que são gametas masculino e feminino?
04 - O que é fecundação?
05 – O que ocorre com o espermatozóide e com o óvulo após a fecundação?
06 – Em sua opinião como ocorre o desenvolvimento de um feto?
07 - O que é puberdade?
08 - Quais as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino?
09 - O que são métodos contraceptivos?
10 - O que é aborto?
11 - O que é infertilidade?

Atividade 2
          Exposição do conteúdo através de slides e livro didático.

Atividade 3
Organizar grupos de pesquisas de 4 alunos para obter informações sobre algumas DSTs;
registrar essas pesquisas em forma de texto no K-Word dos Laptops, postar no E-mail do
professor e também nos E-mail dos demais colegas e apresentar essas informações em
forma de seminários.


Atividade 4
          Fazer uma pesquisa sobre a frequência do "preventivo de câncer de colo do útero" (Papanicolau) com mulheres de alguns bairros de Senador Guiomard.

Atividade 5
          Convidar um profissional da Saúde para realizar uma palestra sobre a importância do exame Papanicolau para as mulheres que, segundo os dados da pesquisa realizada pelos alunos, não fazem esse exame com a devida freqüência.

AVALIAÇÃO

Observação, registro e análise dos conhecimentos que o aluno já possui sobre reprodução humana;
• Confrontação entre idéias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões;
• Registros e relatórios das atividades desenvolvidas em sala de aula;
• Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante o desenvolvimento dos debates e palestras.
• Questões objetivas e discursivas, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
• Registro das situações em que o aluno precisa identificar, em esquemas e ilustrações, as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino.
• Registro das atividades de pesquisa na internet (Laptops) - produção de textos digitados nos Laptops.

ANEXOS:

Anexo I
Apresentação de imagens relacionadas com o texto: As mudanças da adolescência – Livro didático - Projeto Radix – 8º ano, pág. 256 a 257:













Nenhum comentário:

Postar um comentário