domingo, 25 de setembro de 2011

VISITA AO LIXÃO DE SENADOR GUIOMARD

QUINTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2011

Aula de campo realizada no Lixão de Senador Guiomard

              O presente relatório relata a aula de campo realizada no dia vinte e dois de setembro de dois mil e onze, inserida na disciplina de Ciências.

              O itinerário consistia numa visita ao Lixão de Senador Guiomard, localizado na rodovia 317, Km 7, que liga Senador Guiomard a Plácido de Castro, realizada pela equipe de alunos do 9º ano “A” e o professor de Ciências, Antonio Essivaldo Freitas de Almeida, da escola de Ensino Fundamental e Médio 15 de Junho (fig. 1 e 2), responsáveis pelo projeto “O lixo nosso de cada dia”, elaborado e executado pelo referido professor e alunos. O projeto tem como objetivo, conscientizar os alunos, professores e demais servidores da escola, visando estabelecer também uma ligação com a comunidade para que haja uma conscientização geral sobre a preservação de nosso meio ambiente.

Fig. 1 – Chegada dos alunos, juntamente com o professor Essivaldo, ao Lixão
  
. 2  – O professor e os alunos adentram no Lixão

Durante a visita, o professor, através de suas explicações, pode fazer com que os alunos tivessem a oportunidade de relacionar a poluição do solo, da água e do ar com o possível aparecimento de determinadas doenças transmitidas por pragas, insetos ou animais cuja cadeia alimenta se faz naquele local. Exemplificando, o professor citou insetos como mosquitos que transmitem a dengue, malária, febre amarela, tifo; ratos transmissores de peste bubônica e leptospirose.  Explicou ainda que, os urubus, presentes lá, apesar de serem úteis no processo de transformação do lixo orgânico, e protegidos pelo código penal que proíbe suas matanças, também transmitem a leptospirose (fig. 3).

Fig. 3 – Urubus presentes no local

Os alunos fizeram alguns registros fotográficos de diversos tipos de lixos, como resíduos domiciliares, comerciais, industriais e hospitalares, de alto poder poluidor (fig. 4, 5, 6, 7). E o que é pior, observaram até a presença de catadores (que na maioria dos casos residem no local).

Fig. 4 – Alunos fotografam o ambiente



Fig. 5 – Carcaças de animais mortos clandestinamente


Fig. 6 – Pneus, lâmpadas, seringas e luvas descartáveis


Fig. 7 – Aterro inadequado do lixo (contaminação
do lençol freático)

Portanto, os alunos puderam constatar que o Lixão de Senador Guiomard é realmente um local de descarga de lixo a céu aberto, uma opção inadequada de deposição final dos resíduos sólidos, que se caracteriza pelo simples acúmulo desses resíduos vindos da cidade trazidos por caminhões de lixo da prefeitura. Observaram que o local não apresenta nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde dos moradores visinhos.
            Após analise das condições do lixão, o professor pediu aos alunos que se organizassem para o retorno à escola. De volta à escola, o professor organizou, entre os alunos, grupos de relatos e conscientização. Cada grupo formado se dirigiu às salas de aula da escola relatando para os demais alunos, o que observaram e registraram naquele ambiente.
            Após isso, o professor organizou um debate entre os alunos responsáveis pelo projeto, visando encontrar uma solução para o problema. 
            Chegaram à conclusão, por unanimidade, que esse trabalho será apresentado às autoridades competentes de nosso município: vereadores,  secretaria de saúde, prefeito e promotoria de justiça, para que tomem as providências cabíveis, como a inativação do Lixão e construção de um Aterro Sanitário (prefeitura), local mais adequado para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que ofereça proteção ao meio ambiente e à saúde da população.





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