quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sexualidade

Ciências 8° ano – Ensino Fundamental
Autores: Essivaldo, Fabrícia, Lana e Antonio
Aulas previstas: 2º bimestre
Tema: Estudo sobre a reprodução humana
Subtema: Desenvolvimento sexual humano


CAPACIDADE
                            Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.

APRENDIZAGENS ESPERADAS / CONTEÚDOS DE DIFERENTES TIPOS

 - Conceitual:
·    Conceituar reprodução humana;
·    Conceituar puberdade;
·    Conhecer o nome e a função de algumas estruturas do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino;
·    Entender como ocorre a fecundação;
·    Compreender como ocorre o ciclo menstrual;
·    Conhecer informações sobre o desenvolvimento do ser humano nos períodos embrionário e fetal;
·    Conhecer alguns cuidados necessários durante a gravidez e informações sobre o parto;
·    Conhecer informações sobre diferentes métodos contraceptivos;
·    Saber o que é aborto;
·    Saber o que é fertilização in vitro.
·    Compreender o que é infertilidade.

- Procedimental:
·    Comentar sobre a importância da reprodução para as espécies;
·    Analisar as mudanças que ocorrem no corpo humano durante a adolescência;
·    Identificar as etapas do desenvolvimento de um feto;
·    Identificar e explicar como funcionam alguns métodos contraceptivos;
·    Demonstrar a maneira correta de utilizar o preservativo masculino e o feminino;
·    Diferenciar gêmeos fraternos de gêmeos idênticos;
·    Diferenciar aborto espontâneo de aborto induzido;
·    Interpretar as leis sobre o aborto;
·    Promover palestras sobre gravidez na adolescência, aborto e outros temas relacionados.

- Atitudinal:
·    Conscientizar-se sobre as mudanças que ocorrem em nossas vidas durante o período da adolescência, pois nem sempre é fácil lidar com tantas transformações em nosso corpo e em nossa mente.
·    Valorizar a utilização de métodos contraceptivos para evitar gravidez na adolescência e DSTs.
·    Conscientização da importância do exame Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero".

PRIMEIRO MOMENTO = CONHECIMENTOS PRÉVIOS/MOTIVAÇÃO

Discutir estas ideias:
a) O que é reprodução?
b) Qual a importância da reprodução para as espécies?
c) O que é puberdade?
d) Quais as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino?
e) O que são gametas masculino e feminino?
f)  O que é fecundação?
g) O que são métodos contraceptivos?
h) O que é aborto?
i)  O que é infertilidade?

RECURSOS

Sala de aula, sala de Internet, quadro branco, pincel, livro didático, textos, vídeos, data show, cartolinas, gravuras, revistas, jornais, panfletos, cola, etc.

DESENVOLVIMENTO

Motivação

Texto: As mudanças da adolescência – Livro didático Projeto Radix – 8º ano, pág. 256 a 257.
- Apresentação do título do texto/conhecimento prévio (slide);
- Apresentação de imagens relacionadas com o texto (slides);
- Propor aos alunos que façam uma relação entre o tema abordado no texto com as imagens apresentadas;
- Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto;
- Pedir que destaquem do texto algumas palavras desconhecidas por eles;
- Fazer com os alunos uma leitura compartilhada do texto;
- Pedir para eles respondam no caderno os questionamentos da página 257 (contidos no final do texto), para posteriormente compartilharem as respostas com os colegas.

Atividade 1
          Fazer a antecipação do conteúdo, com as perguntas da pág.226 do livro (apresentar as perguntas em slides – responder oralmente).

Perguntas (em slides):
01 – Explique com suas palavras o que é reprodução?
02 – Comente sobre a importância da reprodução para as espécies.
03 - O que são gametas masculino e feminino?
04 - O que é fecundação?
05 – O que ocorre com o espermatozóide e com o óvulo após a fecundação?
06 – Em sua opinião como ocorre o desenvolvimento de um feto?
07 - O que é puberdade?
08 - Quais as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino?
09 - O que são métodos contraceptivos?
10 - O que é aborto?
11 - O que é infertilidade?

Atividade 2
          Exposição do conteúdo em slides e utilizando também o livro didático.

Atividade 3
          Seminário sobre DSTs. A turma será dividida em grupos e cada grupo fará pesquisas sobre DSTs, para posterior apresentação em sala de aula  ou em outras turmas (a combinar).

Atividade 4
          Fazer uma pesquisa sobre a frequência do "preventivo de câncer de colo do útero" (Papanicolau) nas famílias do bairro Naire Leite I (Tampa azul).

Atividade 5
          Convidar um profissional da Saúde para realizar uma palestra sobre a importância do exame Papanicolau para as mulheres que, segundo os dados da pesquisa realizada pelos alunos, não fazem esse exame com a devida freqüência.

AVALIAÇÃO

Observação, registro e análise dos conhecimentos que o aluno já possui sobre reprodução humana;
• Confrontação entre idéias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões;
• Registros e relatórios das atividades desenvolvidas em sala de aula;
• Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante o desenvolvimento dos debates e palestras.
• Questões objetivas e discursivas, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
• Registro das situações em que o aluno precisa identificar, em esquemas e ilustrações, as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário