sexta-feira, 25 de março de 2011

Plano de aula

Ciências
8º ano
Professor Essivaldo


ROTEIRO DE AULA

1. Conhecimento prévio - Propor situações para levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a origem da Terra e a interferência de suas transformações com a evolução dos seres vivos. Levá-los a discutir suas hipóteses sobre as mudanças que as espécies sofreram ao longo do tempo. Problematizar sobre os conceitos e conhecimentos que eles têm dos fósseis como evidências de evolução ao compará-los aos seres vivos atuais.


2. Conceitos

a) Orientar os alunos a se reunirem em duplas para a leitura e discussão de textos contidos no livro didático e outros pesquisados na Internet  a respeito da relação entre a história geológica do planeta, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera, e a evolução dos seres vivos.

b) Leitura de outros textos do livro didático, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre fósseis brasileiros.

c) A partir de figuras, apresentadas em slides no Power Point, conhecer prováveis paisagens da Terra em diferentes tempos geológicos, estudos comparativos entre os animais e plantas, entre si e com espécies atuais.

d) Relacionar ao fenômeno dos fósseis, os dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros seres vivos que existiram no passado;

e) Observar figuras de animais fósseis e discutir semelhanças com animais atuais, levantando hipóteses sobre seu modo de vida e ambiente.

f) Apresentação de vídeos relacionados com o assunto:
·         A história da evolução - SAPO Vídeos;
·         A origem e evolução da Terra;
·         A evolução da vida na Terra em um minuto;
·         A extinção dos dinossauros.

g) Apresentação de um filme sobre evolução (duração: 1:45).

3. Procedimento

a) Confecção de tabelas para registro das principais conclusões obtidas com a observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo em paisagens e espécies (tempo geológico X eventos observados).

b) Construir linha do tempo a partir de tabela informativa sobre as eras geológicas, organizada de acordo com características de flora, fauna, clima, com o objetivo de situar os eventos significativos na história da Terra, entre eles: o esfriamento do planeta e a formação da água líquida, a formação da atmosfera em íntima relação com a proliferação dos seres vivos clorofilados, a mudança de posição dos continentes, a ocupação dos ambientes terrestres pelas plantas e a formação dos solos e o surgimento dos vertebrados e dos seres humanos.

c) Representação, por meio de desenho, colagem ou construção com massa de modelar, de animais e dos ambientes (prováveis) em que viviam a partir de estruturas fossilizadas.


4. Avaliação

Observação, analise e registro em ficha de acompanhamento de produtividade, de todas as atividades (parte procedimental) realizadas pelos  alunos em sala de aula.
·         Avaliação da participação e disposição nas atividades desenvolvidas;
  • Avaliação da seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
  • Registro, no caderno, dos relatórios de vídeos das conclusões elaboradas individualmente ou em grupo, a partir do entendimento ou interpretação dos vídeos apresentados.


5. Tempo estimado: 9 aulas (3 encontros)

6. Recursos:
·         livro didático;
·         data chow;
·         notebook;
·         laptop;
·         pen drive;
·         marcador p/ quadro branco;
·         apagador;
·         quadro branco;
·         caderno;
·         textos da Internet;
·         cartolina.
·         pinceis;
·         lápis de cor;
·         cola;
·         tesoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário